Evolução da Política de Recursos Humanos a Partir da Análise das Conferências Nacionais de Saúde

Autores:
Michelyne Antônia Leôncio Ferreira
Aluna do II Curso de Especialização em Gestão e Política de Recursos Humanos para o SUS – CPqAM – FIOCRUZ. Coordenadora de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde – Prefeitura Municipal de Ipojuca, PE, Brasil.

Orientadora:
Alda Alice Gomes de Moura
Mestre em Saúde Pública NESC/CPqAM/FIOCRUZ e Especialista em Gestão e Política de Recursos Humanos para o SUS – CPqAM – FIOCRUZ. Assistente Social do CAPS – Estação Cidadania do Município do Cabo de Santo Agostinho/PE.

Ano de conclusão: 2006

Resumo:
As mudanças e os incrementos que influenciaram o processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS), a política de Recursos Humanos e o desenvolvimento dos serviços de saúde ao longo dos anos, tiveram como objetivo não só tornar a saúde um direito de todos, mas também ressaltar a importância de uma adequada preparação dos recursos humanos deste setor, tornando-o cada vez mais universal. Baseado neste propósito, este estudo aborda a evolução da política de recursos humanos durante as Conferências Nacionais de Saúde, contextualizando-a como parte de um processo social necessário para a efetivação do SUS. Mereceram destaque também as Conferências Nacionais de Recursos Humanos em Saúde realizados até a presente data.Trata-se, portanto, de um estudo de base bibliográfica e documental, que partiu da necessidade de resgatar elementos importantes da política de recursos humanos procurando entender como se processaram as relações entre estes atores sociais e as Conferências de Saúde.

Download

Habilidades

Postado em

janeiro 1, 2006