Resgatando a Ética do Serviço de Enfermagem: Questões do Acolhimento aos Usuários em Unidade de Saúde da Mata Norte de Pernambuco

Autores:
Maria Célia Oliveira Lopes de Souza
Secretaria Municipal de Aliança-PE

Lucineide de Andrade Silva
Secretaria Municipal de Camutanga-PE

Sandra Maria Gomes Ferreira Fernandes
Secretaria Municipal de Condado – PE

Orientadora:
Ana Maria Aguiar-Santos
Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães – CPqAM/FIOCRUZ

Ano de conclusão:
2006

Resumo:

Este estudo teve como objetivo investigar fatores que influenciam no acolhimento aos usuários do SUS, pelos serviços de enfermagem, relacionando a ética profissional. A metodologia utilizada foi o estudo descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, através de entrevista utilizando um questionário com perguntas fechadas e abertas. O estudo teve como universo 48 auxiliares e técnicos de enfermagem de Unidades de Saúde da Mata Norte de Pernambuco. Avaliou-se o perfil destes profissionais, suas dificuldades no ambiente de trabalho, além das suas perspectivas sobre as questões éticas inerentes à sua prática profissional.

Os resultados apontaram que estes profissionais de saúde, são em sua maioria do sexo feminino (89,6%), com faixa etária de 36 a 44 anos, casados, concluíram o 2º grau, realizaram seus cursos nos últimos 4 anos, ingressaram na rede pública de saúde através de concurso público, com tempo de serviço de 11 a 20 anos, possuíam apenas um vínculo empregatício, com até 48 horas de trabalho semanal. Os dados mostraram como principais dificuldades para um bom acolhimento aos usuários do SUS, a falta de união na equipe de trabalho, má remuneração, falta de cursos e treinamentos. Ao mesmo tempo, os profissionais indicaram que a resolutividade dessas questões deve melhorar as suas práticas profissionais. O conhecimento sobre atendimento humanizado, além da informação dos direitos e deveres que regem a ética de enfermagem é de domínio da grande maioria dos entrevistados.

Download

Habilidades

Postado em

fevereiro 1, 2006