ciclodeestudos

O Ministério da Saúde (MS) realiza, nesta sexta-feira (18.11), a sétima sessão do Ciclo de Estudos da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). O tema do debate será sobre as “Consequências da infecção pelo vírus Zika e implicações para a organização dos serviços de saúde”. O evento ocorre no auditório Emílio Ribas, na sede do MS, das 15h às 17h (horário de Brasília) e terá transmissão on-line.

Os interessados no tema poderão acompanhar o Ciclo de Estudos no link http://datasus.saude.gov.br/emtemporeal. O público também poderá fazer perguntas em tempo real por meio de mensagens, via aplicativo WhatsApp, no número (61) 99848.7636, com identificação do espectador e da sua instituição. As dúvidas também podem ser encaminhadas para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..">This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

Participam do debate a secretária executiva de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES/PE), Cristina Mota, que abordará “A experiência de Pernambuco na organização dos serviços de saúde”. Já Mariana Bertol Leal, da Secretaria de Atenção à Saúde do MS irá tratar das “Síndromes neurológicas associadas à infecção pelo vírus Zika e os desafios para a organização dos serviços de saúde”. Também será exibido o documentário “A epidemia do Zika vírus e as mulheres”, com comentários da diretora do Instituto de Bioética (Anis), Vanessa Dios.

Na semana passada, o Ciclo de Estudos trouxe o tema “Evidências recentes sobre a implicação do vírus Zika na causalidade da microcefalia” e contou com a participação da pesquisadora pesquisadora Celina Turchi, do Grupo de Pesquisa da Epidemia da Microcefalia (MERG / Fiocruz PE),que apresentou dados sobre o estudo de caso-controle desenvolvido pelo Grupo.