O coordenador da Unidade Técnica de Doenças Transmissíveis e Análise da Situação de Saúde da Organização Pan-americana da Saúde (Opas Brasil), Enrique Vazquez, esteve no Recife participando de reunião junto com os pesquisadores do Grupo de Pesquisa da Epidemia da Microceflia (MERG), na sede do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM / Fiocruz PE). Durante o encontro, ocorrido no último dia 7.07.16, o pesquisador Rafael Dhalia apresentou os resultados laboratoriais para zika de casos e controles, segundo os métodos utilizados.
Com o projeto apoiado pela Opas já na fase II, na ocasião, foi analisada a implantação do componente retrospectivo. Considerou-se a importância de continuar o prospectivo para verificar/registrar uma nova onda da epidemia de zika congênita e de mudança no padrão clínico e de imagem dos casos. Foi discutido o plano de análise com possibilidade de inclusão de novos elementos no estudo caso controle.
Estavam presentes na reunião os pesquisadores Celina Turchi Martelli, Sinval Brandão, Marly Tenório, Rafael Dhalia, Wayner Vieira, Maria de Fátima Militão de Albuquerque, Priscila Castanha e Cynthia Braga do CPqAM / Fiocruz PE; Laura Rodrigues, da London School; Ricardo Ximenes, Thalia Barreto e Ana Paula Melo ,da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Demócrito Miranda, da Universidade de Pernambuco (UPE); e Carmen Dhalia, da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES/PE).