Com o propósito de harmonizar protocolos de estudos sobre o impacto da infecção pelo vírus da zika em gestantes, bebês e adultos e descrever os resultados das análises, será realizado um encontro na Cidade do México de 14 a 16 de junho com representantes de vários países.
O encontro, patrocinado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é um desdobramento da reunião que aconteceu no Recife em março deste ano. Agora, o objetivo é finalizar a referida harmonização e pactuar os próximos passos. Com a harmonização dos protocolos, será possível ter a mesma definição de caso, exames e a mesma dinâmica de coleta das informações. Isso possibilita comparar os casos entre os países e chegar a um resultado mais significante estatisticamente.
Nesta terça (07.06), os pesquisadores do MERG convidaram representantes de outras instituições para consolidar as sugestões para o processo de harmonização. No México, o MERG será representado pelos pesquisadores Ricardo Ximenes, Demócrito Miranda, Maria de Fátima Militão, Carlos Brito e Gilvan Mariano.