A Davis University of California, nos Estados Unidos, promoverá, no próximo dia 26 de maio, uma extensa programação para abordar a situação do zika vírus no mundo e os riscos que a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti podem trazer para a população. As atividades serão abertas para a comunidade acadêmica e para a população interessada. O professor Walter Leal, do Departamento de Biologia Molecular e Celular da universidade, participa da organização do evento juntamente com 15 estudantes.

Entre os convidados para se apresentar, está o doutor em epidemiologia e professor da Universidade de Pernambuco e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ricardo Ximenes, que compõe o Grupo de Pesquisa da Epidemia da Microcefalia, grupo interinstitucional formado por pesquisadores e especialistas nacionais e internacionais, coordenados pela Fiocruz/PE. Ele fará uma exposição, via webconferência, sobre a situação da microcefalia no Brasil, que detectou a mudança do padrão da ocorrência da doença a partir de outubro de 2015.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os Estados Unidos já relataram infecção pelo zika vírus por via sexual e um caso de microcefalia ligado à estada da mãe no Brasil.