O Grupo de Pesquisa da Epidemia da Microcefalia (MERG) é uma equipe de pesquisadores que está em busca de respostas para os casos de microcefalia registrados no Brasil, situação considerada emergência internacional de saúde pública. Os profissionais são ligados a diversas instituições: Centro de Pesquisas Aggeu Magalhaes (CPqAM/Fiocruz-PE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES/PE), London School of Hygiene and Tropical Medicine (UK), Universidade de Pittsburgh (EUA), Fundação Altino Ventura (FAV), Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). A rede de profissionais inclui especialistas em epidemiologia, doenças infecciosas e clínicos; investigadores na área da saúde reprodutiva, pediatras, neurologistas e biólogos.
O grupo trabalha em estreita colaboração com os profissionais de saúde que atendem pacientes em ambulatórios de referência e ambientes hospitalares. O MERG também tem trabalhando alinhado com representantes da Secretaria de Saúde de Pernambuco e do Ministério da Saúde do Brasil, além de ter selado parcerias e debates com instituições de todo o mundo.
Os principais objetivos da equipe são o desenvolvimento de pesquisas e a análise de dados epidemiológicos. Atualmente, o MERG está realizando um estudo de caso-controle para estabelecer a associação entre a microcefalia e o zika vírus. Também está em curso um estudo de coorte para medir o risco absoluto de desfechos adversos em conceptos de mulheres que apresentam exantema durante a gestação e estimar a incidência de infecção pelo virus Zika entre essas gestantes.
Está em fase de apreciação pelo comitê de ética um estudo de coorte para caracterizar o quadro clínico e descrever o crescimento e desenvolvimento geral, odontológico e neurocognitivo nos primeiros dois anos de vida de crianças identificadas com microcefalia. E está em andamento um estudo as alterações neurológicas relacionadas ao zika em adultos.