O Desafio da Implementação da Educação Permanente na Gestão da Educação na Saúde

Autoras:

Neuza Buarque de Macêdo
Paulette Cavalcanti de Albuquerque
Kátia Rejane de Medeiros

Ano de Publicação: 2014

Resumo:

O caminho utilizado neste estudo foi a revisão sistemática de literatura da produção científica e do marco normativo, com o objetivo de identificar as principais concepções teórico-conceituais referentes à gestão da educação na saúde no Brasil no período de 2003 a 2009. A gestão do Sistema Único de Saúde aponta para a necessidade de qualificação de
gestores e profissionais para atuar no setor desde a graduação, incluindo a integração ensino-serviço e a formação profissional no ambiente de trabalho. Após a aplicação de critérios de inclusão, 16 artigos e seis portarias foram incluídos na revisão. No âmbito da gestão da educação na saúde, o debate gira em torno de duas principais concepções, a educação continuada
e a educação permanente, centradas respectivamente no modelo acadêmico e na aprendizagem em equipe, inerente aos grupos de trabalhadores. A análise da produção científica e do marco normativo sugere que as transformações conceituais desafiam todos os atores da saúde a realizarem uma ruptura teórico-conceitual e de posicionamento subjetivo, superando
uma posição de ‘recurso humano’, realizador de tarefas, para a de sujeito capaz de refletir sobre os processos de trabalho.

Abstract:

This study undertook a systematic review of the scientific literature and of the regulatory framework to pinpoint key theoretical and conceptual ideas on health education management in Brazil in the period of 2003-2009. The management of the National Health System points to the need of training managers and professionals to work in the industry from the moment they graduate, including teaching–service integration and professional training in the workplace. After applying the inclusion criteria, 16 articles and six ordinances were included in the
review. Insofar as health education management is concerned, the debate revolves around two main concepts, permanent education and continuing education centered, respectively, on the academic model and in team learning, inherent to the groups of workers. The analysis of the scientific literature and of the regulatory framework suggests that conceptual transformations challenge all players in health to a theoretical-conceptual break away and subjective stance, extending beyond a position of ‘human resource,’ undertaker of tasks, and reaching a subject
capable of reflecting on the work processes.

Download