democrito 11.16

O Grupo de Pesquisa da Epidemia de Microcefalia (MERG) participa, em Brasília, da Oficina Marco Zero – Projetos de Pesquisa da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS). Durante o evento, que ocorre nesta quinta-feira (10.11), serão discutidos detalhes metodológicos de pesquisas relacionadas ao zika vírus que contam com financiamento do MS.

Do MERG, estará em discussão a pesquisa intitulada Síndrome de Zika Congênita: estudo clínico epidemiológico a partir de coortes populacionais e em serviços de saúde envolvendo gestantes e crianças. Os trabalhos estão sendo coordenados pelos pesquisadores Demócrito Miranda (coorte de crianças), que está participando da oficina, e Ricardo Ximenes (gestante).

A coorte de gestante busca avaliar o risco de desfechos adversos em mulheres que apresentam exantema durante a gestação e estimar a incidência de infecção pelo virus zika entre essas gestantes. Já a coorte de criança pretende caracterizar o quadro clínico e descrever o crescimento e desenvolvimento geral nos primeiros anos de vida de crianças identificadas com microcefalia.