O diretor da Fiocruz Pernambuco, Sinval Brandão Filho, foi uma das autoridades recebidas, na manhã desta quarta-feira (24/02), pela diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan. O encontro aconteceu no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), local escolhido pela gestora para conhecer de perto as ações desenvolvidas no combate às doenças causadas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya) e os casos de microcefalia provocados pelo vírus zika.
Na ocasião, a pesquisadora-visitante da Fiocruz PE Celina Turchi, responsável pela coordenação do grupo interinstitucional que investiga a relação do zika com a microcefalia em Pernambuco, teve a oportunidade de explicar à líder da OMS como esse trabalho vem sendo conduzido no Estado e alguns dos resultados já obtidos. Animada com o relato, a gestora mundial, assim como os seus assessores, pediram para que a equipe pernambucana os deixasse a par do progresso do estudo. À tarde, Margaret Chan seguiu para Bio-Manguinhos, unidade da Fiocruz no Rio de Janeiro responsável pela produção de medicamentos e vacinas.
Estiveram presentes ao evento no Imip o ministro da Saúde, Marcelo Castro; a diretora da Organização Pan-Americana de Saúde, Carissa Etienne; o secretário de Saúde de Pernambuco, Iran Costa; o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia; e o presidente do Imip, Gilliatt Falbo.