Intervenção do Profissional de Educação Física: Formação, Perfil e Competências para atuar no Programa Academia da Saúde

Autor:

Flávio Renato Barros da Guarda

Ano de Publicação: 2014

Resumo:

A inserção do profissional de Educação Física (PEF) no Sistema Único de Saúde (SUS) evidencia-se nas políticas e
programas que possibilitam e demandam sua atuação. Nesse contexto, o presente estudo visou discutir aspectos
relativos à formação, perfil e competências para a intervenção do PEF no âmbito do SUS, em especial no Programa
Academia da Saúde (PAS), considerando a contribuição de diversos autores brasileiros quanto ao ensino ou à prática
em Educação Física. Esta revisão da literatura analisou estudos produzidos no Brasil entre 1997 e 2013, investigando
características de formação profissional, perfil e competências para atuação na área da saúde. A literatura revisada
neste artigo apontou importantes avanços na formação em saúde, visando a integralidade e a superação do modelo
biomédico. Entretanto, estudos realizados sobre a intervenção do PEF no SUS têm demonstrado divergências entre o
perfil necessário e a formação no ensino superior. A atuação do PEF no SUS, e, especificamente no PAS, demanda
o domínio de conteúdos teóricos, técnicas e vivências no campo da saúde coletiva, bem como a integração das
instituições formadoras com os serviços de saúde, sobretudo por meio de canais permanentes de retroalimentação e
discussão de problemas, avanços e necessidades.

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