Por Paulo Monte
O Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, parte do Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e da Educação no SUS (ProgeSUS), teve seu encerramento realizado na última sexta-feira, dia 12. Compareceram à cerimônia, sediada no auditório da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), no Rio de Janeiro, 120 alunos de todas as regiões do país.
Durante três dias, de 10 a 12 de dezembro, os alunos participaram do Seminário de Gestão e Avaliação do ProgeSUS, oportunidade em que apresentaram, ao todo, 48 monografias finais de curso. Os trabalhos oferecem projetos específicos de enfrentamento de problemas detectados e diagnosticados nas unidades de trabalho dos participantes.
O curso teve início em novembro de 2007 em todas as regiões do país. No nordeste, foi ministrado pela Fiocruz Recife – Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM), com 40 gestores da região. O curso foi dividido em três módulos: Políticas Públicas e Gestão do Trabalho e da educação em Saúde; Gestão da Educação; e Gestão do Trabalho.
A mesa de encerramento teve como componentes o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho; o responsável pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação (SGTES) do Ministério da Saúde, Francisco Eduardo de Campos; o representante da direção do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho do Ministério da Saúde, Henrique Antunes Vitalino; a coordenadora dos Cursos do ProgeSUS e pesquisadora da ENSP, Neuza Moyses; o representante da área de Recursos Humanos do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Julio Müller; a representante do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Elizabete Matheus; e também a representante de todas as instituições parceiras do curso, Celia Regina Pierantoni.
O Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde foi fruto de uma cooperação que envolveu, além da ENSP e do CPqAM, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), o Instituto de Medicina Social (IMS/Uerj), o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon/UFMG), a Faculdade de Ciências Médicas (SCMSP), o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nesc/PPGASC/UFES), o Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFMT), o Instituto de Ciências da Saúde (ICS/UFPA) e o Núcleo de Saúde Coletiva (NESC/UFRN).
Lançado em Junho de 2006, pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conass e o Conasems, o ProgeSUS busca modernizar as estruturas de gestão do trabalho e da educação no Sistema Único de Saúde. Através de colaboração técnica e financeira, o programa promove melhorias nos processos de trabalho dos setores de recursos humanos dos estados, Distrito Federal e municípios.
Obtenha mais informações, como documentos e publicações sobre o ProgeSUS, através do portal do Ministério da Saúde.