Limites e Possibilidades das Comissões Permanentes de Integração Ensino/Serviço: Percepções dos Gestores

Autoras:

Tania França
Soraya Almeida Belisário
Katia Rejane Medeiros
Isabela Cardoso de Matos Pinto
Ana Claudia Pinheiro Garcia

Ano de Publicação: 2017

Resumo:

Este é um estudo qualitativo desenvolvido com gestores da saúde dos quadros estadual e nacional que analisou as dificuldades na implementação das Comissões Permanentes
de Integração Ensino-Serviço por meio de entrevistas. Observaram-se dificuldades relacionadas com infraestrutura, gestão de processos administrativos na contratação e execução das
ações de Educação Permanente, práticas pedagógicas inovadoras e incipiência do controle social. Dentre os desafios estão a sustentação e articulação de parcerias institucionais entre
serviço e ensino, educação e trabalho, numa perspectiva baseada no diálogo e no compartilhamento; o monitoramento contínuo do impacto das ações na qualificação dos serviços; além de maior desenvolvimento na pesquisa.

Abstract:

This is a qualitative study developed with health managers from state and national levels, who examined the implementation difficulties of Permanent Committees of EducationService
Integration by means of interviews. We observed the existence of constraints regarding infrastructure, administrative procedures management involving procurement and implementation
of permanent education actions, innovative pedagogical practices, and social control shortcomings. Among the challenges we can note the support and coordination of institutional
partnerships between service and teaching, education and work, based on a dialogued and shared perspective; the ongoing monitoring of actions’ impact on services qualification; in addition to further research development.

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